Ensino da leitura corrente


O ensino da leitura corrente deve tornar os alunos aptos para ler de modo exato, fácil, claro e convenientemente rápido, uma sucessão de frases ligadas pelo sentido, articulando bem e pronunciando corretamente as palavras, sem estropeá-las ou repeti-las, dando as sílabas o seu valor prosódico, e finalmente observando as pausas e ligações que forem precisas.

A leitura deve ser suficientemente lenta, porquanto sendo muito rápida, faz omissão de palavras ou de sílabas, e não permite ao leitor compreender o que lê, o que aliás é indispensável.

Articular a palavra é dar cada som que nela se contenha e é representado pela vogal, por meio de uma posição tomada pela língua e pelos lábios, para obter-se a modificação indicada pela letra consoante que vier junto a vogal.

Concebe-se facilmente que o melhor meio de corrigir os vícios de articulação, é estudá-la bem, para fazer tomar pelos alunos, a posição que os órgãos da boca devem ocupar na articulação que se deve retificar.

Pronunciar é não somente articular uma consoante, mas ainda dar a vogal da sílaba o seu valor e a sua extensão.

A boa pronunciação dá beleza à leitura, tanto quanto a má torna-se insuportável. É portanto indispensável que se não descuide o professor de continuar, na leitura corrente, a exigir dos seus alunos a pronunciação a que os deve ter obrigado na leitura elementar. Assim, o professor se esforçará para extirpar nos seus discípulos, os graves defeitos: de pronunciar uma palavra dividindo-a em duas ou mais partes; de ler, cantando, ou no mesmo tom monótono, ou elevando a voz no fim de cada palavra; finalmente de pronunciar a palavra articulando de modo particular certas consoantes desfigurando as sílabas, ou alongando desmedidamente as vogais.

As ligações na leitura consistem em unir convenientemente as consoantes finais, com as vogais iniciais das palavras seguintes.

Para obter a ligação necessária, deve o professor evitar principalmente que o aluno, parando no fim de uma palavra, leve contudo a última consoante dessa palavra a unir-se a vogal inicial da seguinte; isto é : não permitir que, lendo - eles amam, elas ouvem, diga o menino- ele-zamam, ela-zouvem.

As pausas são necessárias não somente para a clareza da leitura, para sua beleza, como ainda para que o leitor não se fatigue, podendo respirar do modo preciso.

As pausas são indicadas pela pontuação; todavia acontece muitas vezes que o leitor deve fazer pausa depois de certos grupos de palavras, sem que seja isso indicado por sinal algum de pontuação : - é uma questão de gosto que somente pode ser resolvida pelo sentimento de harmonia.

Etapas para uma lição de leitura corrente

  1. O mestre lê convenientemente o trecho, que não deve ser muito longo. Observação : Durante essa leitura o professor não perderá de vista os alunos, mas antes seu olhar deve dirigir-se constantemente do livro sobre eles, a fim de mantê-los atentos, e os obrigar a seguir a leitura que será feita sempre lentamente.
  2. Depois de haver lido, verifica o professor se os alunos compreenderam bem o assunto, na sua generalidade e em cada um dos pensamentos que o desenvolvem, explicando-os quando não hajam sido entendidos por algum aluno.
  3. Se algum aluno cometer uma falta na leitura, fará o professor que um outro aluno corrija essa falta, corrigindo-a ele mesmo só quando nenhum aluno o possa fazer.
  4. Depois de cada lição de leitura, o professor estenderá as idéias adquiridas pelos alunos durante esse exercício, estabelecendo para isso uma conversação em que ele interrogue o aluno incitando-o a que por sua vez lhe dirija frequentes perguntas, ou sobre o objeto das explicações dadas ou relativamente a outro que nelas se compreenda.


(FELISBERTO DE CARVALHO. - Tratado de Metodologia.)

Terceiro livro de leitura (curso médio das escolas primárias), por FELISBERTO DE CARVALHO

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.