METODOLOGIA, ABORDAGEM, HABILIDADES

 Olá, dando continuidade a série BNCC e OUTRAS ABORDAGENS, hoje vou contar porque este assunto sempre rendeu polêmica no Instagram. Tudo começou quando eu comprei um material didático de ciências lá dos EUA porque eu NÃO QUERIA USAR UM LIVRO DIDÁTICO DE ESCOLA no nosso SAGRADO HOMESCHOOL (conhece essa história, se identificou?).  Quando vi o conteúdo do livro FEITO PARA HOMESCHOOLERS, percebi que não era muito diferente do LIVRO DE ESCOLA que eu tinha em casa!!!  Os conceitos apresentados e as habilidades trabalhadas eram praticamente os mesmos. Confesso que fiquei frustrada, EU ESPERAVA MAIS!! Algo realmente mágico, afinal eu não estava usando um livro de escola. O que estava diferente era a abordagem dos conceitos, como eles eram explicados. Agora chega a parte que poucas pessoas se deram conta ou querem admitir, estes conceitos e habilidades estão organizados de uma forma que precisam respeitar uma hierarquia, então você assim como eu, está ensinando  - INDEPENDENTE DO MATERIAL DIDÁTICO - muitas das habilidades que estão na BNCC sem saber, mas pensa que está fazendo algo completamente oposto só porque não está usando um livro didático de escola.



Hoje quero esclarecer porque a BNCC pode ser compatível por exemplo com a Educação Clássica. Para começar a história elas nem são a mesma coisa. A BNCC também é uma lista de habilidades - escopo e sequência (não neutra em sua filosofia de educação) já a Educação Clássica é uma metodologia e uma abordagem também. Então, a grosso modo, posso ensinar habilidades matemáticas comuns a BNCC usando o método clássico. Talvez você já esteja fazendo isso e não tenha se dado conta.
Vamos entender agora o que é cada coisa.


Filosofia Educacional
A filosofia trata do porquê e para que ensinar; da ideia de criança, de homem, de sociedade, de como o ser humano aprende, das fases de desenvolvimento e aprendizagem e de quem é o responsável pela educação. A forma como essas questões são respondidas define a Filosofia de Educação de uma determinada abordagem educacional.

"A filosofia determina o currículo. Esse é um principio que rege a educação e não há como desprezá-lo. Uma filosofia humanista, desinteressada pela formação moral do individuo e inclinada a deixá-lo livre para encontrar o caminho de sua formação, precisa de um currículo leve, superficial, flexível e vulnerável às escolhas dos incautos. Não é necessário determinar pontos de saída e de chegada, no percurso escolar. A escolha do que estudar fica sujeita ao gosto e não à necessidade do individuo desenvolver-se como ser humano completo." Educação por Princípios - Ferramentas de Ensino e Aprendizagem. Alcione Souza

Sempre que pensar em filosofia de educação pense: Por que?


Metodologia/Abordagem
O que é metodologia? A palavra metodologia é uma derivação da palavra “método” (do Latim “methodus“), cujo significado, de origem latina, é “caminho ou via para realização de algo.” Já a palavra “metodologia”, consiste no campo que estuda os melhores métodos praticados. A metodologia de ensino é a aplicação de diferentes métodos no processo ensino-aprendizagem. 

No livro Educação por Princípios de Paul Jehle encontramos esta definição, "O método trata do como, ou seja, da melhor forma de ensinar os conteúdos para que os objetivos educacionais (objetivos estabelecidos pela respectiva filosofia da abordagem pedagógica), sejam atingidos.

Sempre que pensar em metodologia de educação pense: Como ou modo de fazer?

"Todo método de educação tem ferramentas de ensino que refletem determinada filosofia."
Educação por Princípios - Ferramentas de Ensino e Aprendizagem. Alcione Souza

Abordagem
Definição do dicionário Caldas Aulete: Modo como é tratado determinado assunto.
Quando falamos em abordagens pedagógicas, normalmente nos referimos às diferentes conceituações que existem em torno do processo educacional.
Como irei abordar o conceito a ser ensinado? 


Currículo
O currículo trata primordialmente do conteúdo, ou seja, o que deve ser ensinado para que sejam atingido os objetivos educacionais.

Sempre que pensar em currículo pense: O quê?

Escopo e Sequência
Qual é o significado de escopo?
É um substantivo masculino, com origem na palavra grega skopos.
Escopo é a finalidade, o alvo, ou o intento que foi estabelecido como meta final. O escopo é o objetivo que se pretende atingir, é sinônimo de fim, propósito ou desígnio.
O que significa a palavra sequência?
Sequência é a ação de dar seguimento, de seguir, de continuar com algo que já foi iniciado previamente. Dicionário Caldas Aulete

Também podemos entender como a hierarquia dos conceitos de cada matéria associadas à idade da criança ou etapa de educação que ela está.


Na prática do HS vou esboçar aqui o que está acontecendo em muitos lares no Brasil.
Filosofia e abordagem educacional: cristã
Metodologia: Clássica
Currículo-Escopo e Sequência: BNCC ou muito próximo do que está lá.


Abraços, Magda Nascher

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.