☕ Olá! Dando continuidade à nossa série "BNCC e Outras Abordagens", hoje quero mergulhar em um assunto que sempre gerou bastante polêmica no Instagram.
Tudo começou quando, na minha busca por alternativas para o nosso homeschooling, decidi olhar um material didático de ciências dos EUA. Minha intenção era clara: eu não queria usar um livro didático "de escola". Conhece essa história? Talvez você se identifique.
Minha surpresa veio ao analisar o conteúdo do livro, que era feito para homeschoolers. Para minha frustração, percebi que ele não era tão diferente do livro didático escolar que eu já tinha em casa! Os conceitos e as habilidades trabalhadas eram, na prática, os mesmos. Eu esperava algo realmente diferenciado, afinal, eu não estava usando um livro escolar. A diferença estava na abordagem dos conceitos, na forma como eram explicados.
E aqui chegamos à parte que poucos se dão conta ou querem admitir: esses conceitos e habilidades são organizados de uma forma que precisa respeitar uma hierarquia. Por isso, você, assim como eu, está ensinando muitas das habilidades que estão na BNCC – independentemente do material didático que usa. E o mais curioso é que fazemos isso sem saber, pensando que estamos fazendo algo completamente oposto só por não usar um livro didático tradicional.
Hoje quero esclarecer porque a BNCC pode ser compatível por exemplo com a Educação Clássica. Para começar a história elas nem são a mesma coisa. A BNCC também é uma lista de habilidades - escopo e sequência (não neutra em sua filosofia de educação) já a Educação Clássica é uma metodologia e uma abordagem também. Então, a grosso modo, posso ensinar habilidades matemáticas comuns a BNCC usando o método clássico. Talvez você já esteja fazendo isso e não tenha se dado conta.
Vamos entender agora o que é cada coisa.
Filosofia Educacional
A filosofia trata do porquê e para que ensinar; da ideia de criança, de homem, de sociedade, de como o ser humano aprende, das fases de desenvolvimento e aprendizagem e de quem é o responsável pela educação. A forma como essas questões são respondidas define a Filosofia de Educação de uma determinada abordagem educacional.
"A filosofia determina o currículo. Esse é um principio que rege a educação e não há como desprezá-lo. Uma filosofia humanista, desinteressada pela formação moral do individuo e inclinada a deixá-lo livre para encontrar o caminho de sua formação, precisa de um currículo leve, superficial, flexível e vulnerável às escolhas dos incautos. Não é necessário determinar pontos de saída e de chegada, no percurso escolar. A escolha do que estudar fica sujeita ao gosto e não à necessidade do individuo desenvolver-se como ser humano completo." Educação por Princípios - Ferramentas de Ensino e Aprendizagem. Alcione Souza
Sempre que pensar em filosofia de educação pense: Por que?
Metodologia/Abordagem
O que é metodologia? A palavra metodologia é uma derivação da palavra “método” (do Latim “methodus“), cujo significado, de origem latina, é “caminho ou via para realização de algo.” Já a palavra “metodologia”, consiste no campo que estuda os melhores métodos praticados. A metodologia de ensino é a aplicação de diferentes métodos no processo ensino-aprendizagem.
No livro Educação por Princípios de Paul Jehle encontramos esta definição, "O método trata do como, ou seja, da melhor forma de ensinar os conteúdos para que os objetivos educacionais (objetivos estabelecidos pela respectiva filosofia da abordagem pedagógica), sejam atingidos.
Sempre que pensar em metodologia de educação pense: Como ou modo de fazer?
"Todo método de educação tem ferramentas de ensino que refletem determinada filosofia."
Educação por Princípios - Ferramentas de Ensino e Aprendizagem. Alcione Souza
Abordagem
Definição do dicionário Caldas Aulete: Modo como é tratado determinado assunto.
Quando falamos em abordagens pedagógicas, normalmente nos referimos às diferentes conceituações que existem em torno do processo educacional.
Como irei abordar o conceito a ser ensinado?
Currículo
O currículo trata primordialmente do conteúdo, ou seja, o que deve ser ensinado para que sejam atingido os objetivos educacionais.
Sempre que pensar em currículo pense: O quê?
Escopo e Sequência
Qual é o significado de escopo?
É um substantivo masculino, com origem na palavra grega skopos.
Escopo é a finalidade, o alvo, ou o intento que foi estabelecido como meta final. O escopo é o objetivo que se pretende atingir, é sinônimo de fim, propósito ou desígnio.
O que significa a palavra sequência?
Sequência é a ação de dar seguimento, de seguir, de continuar com algo que já foi iniciado previamente. Dicionário Caldas Aulete
Também podemos entender como a hierarquia dos conceitos de cada matéria associadas à idade da criança ou etapa de educação que ela está.
Na prática do HS vou esboçar aqui o que está acontecendo em muitos lares no Brasil.
Filosofia e abordagem educacional: cristã
Metodologia: Clássica
Currículo-Escopo e Sequência: BNCC ou muito próximo do que está lá.
Nenhum comentário: