Meu filho não gosta de estudar


☕ Não é incomum essa queixa deixada por algumas mães na Dm do meu Instagram ou até mesmo na mentoria que ofereço. Talvez esta seja mais uma preocupação/neura criada por um slogan do homeschooling muito divulgado que diz mais ou menos assim "... seu filho vai se tornar um autodidata" ou "... seu filho vai amar o conhecimento/aprendizagem"; logo muitos etendem: meu filho vai amar estudar.


Vou compartilhar algumas reflexões que já fiz sobre essa realidade que acontece em muitos lares de famílias educadoras, inclusive aconteceu no meu. Existem muitas possibilidades para isso estar acontecendo e algumas são muito óbvias se você analisar a situação pelo ponto de vista da realidade e não à partir da propaganda do homeschooling.


1º ponto: Você mãe, gosta de aprender sobre tudo? Provavelmente não. Então, deixando a propaganda de lado, seu filho também muito provavelmente não se interessará por todos os assuntos, matérias, conceitos que você abordará com ele.

2º ponto: Muitos conceitos estão longe da realidade deste aluno, são muito abstratos ou complexos para sua idade, talvez tamanha abstração seja obviamente demonstrada através de desinteresse pelo assunto. Algumas vezes, mudar a abordagem com um livro didático mais inclusivo neste sentido, resolva. Talvez não. Podemos tentar, mas tome cuidado com o rodízio de material, pode causar uma confusão danada.

3º ponto: Falta de rotina. Algumas vezes a imprevisibilidade pode acarretar em desinteresse por aprender. Mantenha uma rotina organizada, dê a criança alguma responsabilidade na organização da rotina com uma lista de checklist do que ela deve fazer e aprender naquele dia. A previsibilidade traz segurança e gera autonomia neste acaso.

4º ponto: Se seu aluno foi escolarizado realmente ele desaprendeu a aprender e a gostar disso. A passividade se tornou o modus operandi desse aluno, portanto o desinteresse é gritante. Porque aprender está longe do que acontece na escola, na escola o método de aprendizagem é na maioria das vezes muito passivo, pouco o aluno realmente se envolve. No homeschooling essa realidade se inverte!  Tenha paciência, ofereça os assuntos  e o ponto 1, 2 e3 deste post devem ser considerados para conseguir fazer estes olhinhos voltarem a brilhar.

Sobretudo não se esqueça, seu filho não vai gostar de tudo e está tudo bem!


Vou trazer para cá o post que fiz no Instagram em set. de 2020 onde escrevi um pouco sobre o não gostar de aprender algumas coisas, mas de um outro ponto de vista.


---------------------------------

O poder que há em amar as coisas certas: O coração do sábio se inclina para o bem, mas o coração do tolo, para o mal. Mesmo quando anda pelo caminho, o tolo age sem o mínimo bom senso e mostra a todos que não passa de um tolo.Eclesiastes 10:2,3

Em A abolição do Homem de C. S. Lewis, "Santo Agostinho define a virtude como ordo amoris - A DISPOSIÇÃO ORDENADA DAS AFEIÇÕES, na qual cada objeto corresponde ao grau de amor que lhe é apropriado. Aristóteles diz que o objetivo da educação é fazer com que o aluno goste e desgoste do que é certo gostar e desgostar."

Trazendo isso para nossa realidade da educação domiciliar, significa educar o caráter e o coração do seu filho a amar o que deve ser amado e desprezar o que deve ser desprezado. Diante daquele dia não tão produtivo, onde ouvimos queixas sobre as atividades propostas, "não gosto de ler", "não gosto de matemática", "não quero escrever"; precisamos entender que NOSSO trabalho é, (apesar da reação negativa) procurar meios de ensiná-los a amar as coisas certas. Talvez não amarão a função logarítmica, mas precisam entender que a matemática foi criada por Deus e por isso deve ser amada, ela tem várias funções práticas na vida do homem e aponta para Deus. Precisarão aprender a amar o conhecimento e desprezar a ignorância, a letargia, a soberba.

Confesso que para mim esse é o trabalho mais difícil, ensinar matemática, química e física é tarefa fácil na era da internet. Direcionar o coração para o bom, belo e verdadeiro é o trabalho duro! Nos apoiemos na misericórdia de Deus, Sua maravilhosa graça e amor, não estamos sozinhas!

Diz a Sabedoria em Provérbios: "Amo os que me amam, e quem me procura me encontra." Pv 8:17
Dedique à disciplina o seu coração, e os seus ouvidos às palavras que dão conhecimento. Pv23:12

Post completo aqui

Abraços, Magda Nascher

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.