EP (Educação por Princípios) II - Os 4 passos para desenvolver um currículo cristão

Olá, segue continuação sobre o conteúdo do livro Educação por Princípios de Paul Jehle que mencionei no post anterior.

The Good Education by Jean-Baptiste-Siméon Chardin

Os 4 passos para desenvolver um currículo cristão

O autor defende que o currículo está sempre se desenvolvendo e nunca realmente está completo, pois o processo que envolve a formulação de um currículo é particular de cada escola, educador, pais e estudantes. Portanto a ideia do livro é apresentar um guia (um guia bem detalhado diga- se de passagem).

Método dos 4 passos (na versão americana 4 Rs). 

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Raciocinar (causa para o efeito)
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Essa abordagem me parece muito completa, trabalhando interdisciplinas, gramática (estágio do Trivium), lógica, autodidatismo, disciplina e treino da escrita.
O alvo a longo prazo é que cada pai, professor e estudante, tomem posse e domínio sobre uma área do conhecimento.
Existe sempre espaço para aperfeiçoamento, então, relaxe e dê um passo de cada vez. Pág. 84

Aplicação dos 4 passos: "definir a disciplina, ou tema de estudo em seu título mais simples", depois vá para a pesquisa da história do assunto, marque datas e pessoas; raciocine da causa para o efeito, considerando a corrente do cristianismo (eventos principais do cristianismo - God's Line of Liberty).

Compreender a história providencial e o desenvolvimento de uma disciplina ou conteúdo revela o caminho pelo qual Deus desejou que essa disciplina avançasse. Pág. 86
Então o livro segue com mais detalhes de como avançar com as pesquisas, definindo vocabulário utilizando o Dicionário Webster, "restaurando os significados cristãos."


Segue link do dicionário Webster em inglês: https://www.merriam-webster.com/

Depois correlacionar o significado dessas palavras usando uma concordância bíblica. Registar os versos encontrados na Bíblia que usam a palavra em diferentes contextos. 

O alvo é ver como Deus usou o vocabulário de uma disciplina, e não batizar certos vocabulários acadêmicos nos versos bíblicos para tornar esse vocabulário algo cristão. Pág. 90

Na sequência correlacionar uma visão bíblica distinta da disciplina e por último contrastar a visão bíblica e não bíblica da matéria. Assim o resultado obtido será que a disciplina estará estruturada conforme as verdades bíblicas.

É dada certa ênfase para que a aula não seja meramente mecanizada - somente incluindo versos - no meio da matéria e que não seja conteudista.
Isso envolve o processo de identificar os princípios bíblicos na disciplina ( não forçar, mas apontá-los na medida em que Deus os revela para o professor é para os alunos) e ensiná-los por meio da matéria ( e não tentar mergulhá-los dentro da disciplina). A diferença entre essas abordagens é crucial. Pág. 97
Um abraço!!

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