EP (Educação por Princípios) I

Toda família que começa a Ed. Domiciliar passa por um período de insegurança quanto ao currículo. No meu caso sempre sonhei com um currículo mais cristão/bíblico. Fazer aulas de estudos bíblicos ainda não era o suficiente e citar versículos no meio das aulas não torna o currículo cristão.

Qualquer educação nasce de uma filosofia, tem uma cosmovisão. Charlotte Mason, fala que educação é "atmosfera, disciplina e vida". A Educação Clássica (Trivium) tem como um de seus fundamentos o aperfeiçoamento espiritual e acadêmico preparando um ambiente que privilegie o clássico (literatura, artes, etc). Mesmo já tendo conhecimento disso e tentando integrar conceitos e práticas dos dois métodos citados acima, ainda sentia uma lacuna dia após dia.

Foi então que vi ¹uma citação sobre a EP (Educação por Princípios) em um blog - Educar com  Sapiência or Katarine Jordão - e dei uma busca pelo Google. Gostei do que encontrei e logo adquiri o livro que entendi ser o mais completo no sentido conceitual e prático.


Abaixo faço algumas sínteses sobre os capítulos lidos até agora. As primeiras 100 páginas são bem conceituais, explanam sobre a filosofia, alvo da EP e conceitos para o currículo. Fazendo comparações com o pensamento humanista/pagão o livro é bem didático no sentido de mostrar aos pais e educadores onde sua cosmovisão está em desacordo com a Palavra de Deus.

Cap. 2 - Lei de Deus: modelo para o currículo cristão
Partindo do pressusposto que Torá significa ensino, instrução e até mesmo direcionamento, o autor entende que a Lei que Deus deu ao povo  de Israel foi o único curriculum (caminho) deixado por Deus (esse tema é bem amplo não vou detalhar muito aqui). Esse povo trocando em miúdos, deveria fazer da Lei e seu devido cumprimento um estilo de vida, gravá-la no coração, citá-la e relembrá-la durante todo o dia, nas mais diversas tarefas do cotidiano.

Os ingredientes: A chave da Lei de Deus como currículo Divino
"Que todas estas palavras que hoje lhe ordeno estejam em seu coração. Ensine-as com diligência a seus filhos. Converse sobre elas quando estiver sentado em casa, quando estiver andando pelo caminho, quando se deitar e quando se levantar. Amarre-as como um sinal nos braços e prenda-as na testa.Escreva-as nos batentes das portas de sua casa e em seus portões." Deuteronômio 6:6-9
  • ... estejam em seu coração (filosofia cristã)
  • ... ensine-as com diligência a seus filhos ( metodologia)
  •  ... Converse sobre elas quando estiver sentado em casa, quando estiver andando pelo            caminho, quando se deitar e quando se levantar. (conteúdo cristão).  A lei de Deus, em seu conteúdo, era aplicável como um curso na casa,pelo caminho de noite e pela manhã; incluía toda a vida.
  • ... Amarre-as como um sinal nos braços e prenda-as na testa.Escreva-as nos batentes das portas de sua casa e em seus portões.(o produto cristão da Lei)

Cap. 3 - Desenvolvendo um currículo cristão

O autor faz a comparação do desenvolvimento educacional com o crescimento de uma planta.
"Digo-lhes verdadeiramente que, se o grão de trigo não cair na terra e não morrer, continuará ele só. Mas se morrer, dará muito fruto." João 12:24

3 estágios de desenvolvimento
  • infância de 0 a 12 anos (parte embrionária da planta, crescimento rudimentar)
  • transição 12 anos (está no estágio de morrer, frequentemente chamado de tempo da dúvida ou do questionamento)
  • colheita 13 a 19 anos (estágio da colheita, onde o fruto agora aparece)

Sobre currículo em geral
Interessante o autor comparar muito conteúdo a idolatria, ele diz:
"Todos nós percebemos que é impossível colocar diante de nossas crianças tudo o que existe para ser conhecido. Este é claramente um alvo que idolatra a quantidade e indica desejo de ser infinito, removendo o criador, o único que conhece todas as coisas." pag. 79
"Portanto, cada geração deve decidir o que é mais importante para ser enfatizado no treinamento de suas crianças... Assim, é mais importante que deixemos o conhecimento edificar em lugar de empilhar." pag. 80
E ainda:
" O currículo tem de ser flexível o suficiente para respirar e crescer ²(lembram da plantinha), mas estável o suficiente para erigir um edifício sobre seu fundamento. " pag. 81
Em breve vem a 2ª parte das 100 primeiras páginas, está ficando gigante este post, certo?!

Notas: 
1 - A EP também é mencionada no livro Ensinando o Trivium do casal Bluedorn, pag. 306, portanto eu já havia lido sobre, porém esquecido totalmente.
2- Minha observação ;)

Um abraço!!

3 comentários:

  1. Muito bom. Fiquei babando. Agora assim que possível, vou comprar esse livro. Acredito ser um auxilio indispensável para um bom currículo de fato cristocentrico. Anciosa pela continuação. Muito obrigada Magda.

    ResponderExcluir
  2. Realmente parece um sonho. Não imaginei que havia algo tão bem construído e organizado nessa perspectiva. Desejo adquirir. Se possível nos informe onde adquiriu. Jesus te abençoe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi a editora é da AECEP, só entrar no site deles, no link da loja.
      Abç

      Excluir

Tecnologia do Blogger.