EP (Educação por Princípios) III - Afinal que princípios são esses?


Conforme avanço na leitura, percebo que a EP tira a criança e o currículo do centro do educação, aqui o que realmente está no centro de todo educação é a Bíblia e o serviço. Amar a Deus e ao próximo, isso cumpre toda lei e os profetas.

Henriette Browne (1829-1901), Uma menina escrevendo

Quais os requisitos básicos para completar a o curso pela EP? Caráter. Por isso esse método é para pais e não somente professores, mesmo que seu filho frequente uma escola você poderá educá-lo com a EP, pois os 7 princípios que citarei logo mais podem ser abordados em educação não acadêmica, digamos assim. O próprio livro lembra que o papel central na educação pertence à família.

Os 7 princípios podem ser utilizados pelo professor ou pelo estudante na identificação de princípios em qualquer matéria que estiver sendo estudada.

1. Caráter - eu amo trabalhar com Deus e com outras pessoas. 
Quais falhas e qualidades de caráter foram identificadas nos personagens da matéria que estudei? Quais áreas do meu caráter precisam ser desenvolvidas por meio desse curso e quais áreas de caráter são requeridas pelo trabalho feito nesse curso? 

2. Mordomia - eu cuido daquilo que Deus deu pra mim.
Como preciso desenvolver mordomia para completar a esse curso, em quais áreas? 
Que tipo de mordomia era requerida dos indivíduos que estudei nessa matéria?

3. Governo - eu sigo as regras que Deus deu e outras autoridades tem dado para minha liberdade e felicidade?
Que liberdade terei ao finalizar esse curso?
Quais áreas de restrição interna serão requeridas para que eu alcance liberdade ou habilidade que esta matéria me dará?
Que tipo de liberdade que esta disciplina produziu na história quando indivíduos estavam forjando seus conceitos?

4. Crescimento (semeadura e colheita) - eu confio em Deus que minha obediência a cada dia trará crescimento aos outros e a mim.
Quais são as sementes desta disciplina? Como elas se desenvolvem em completa expressão da disciplina se forem adequadamente plantadas na mente e no coração?
Quais sementes precisam ser plantadas em mim para que eu possa dominar está disciplina de forma melhor?
Como podem as sementes dessa disciplina ilustrar outros princípios bíblicos?
Como esta disciplina cresceu na história por meio da obediência de indivíduos?

5. Soberania- eu planejo, julgo e ajo fundamentado na Palavra de Deus e com outras pessoas, como um time. 
Quais ingredientes do planejamento, do julgamento e da ação estão evidentes nesta matéria? 
Como a cooperação com outros tem representado uma regra significativa na história do desenvolvimento desta matéria?
De que forma eu atinjo maior controle sobre esta disciplina ao cuidar do planejamento e julgamento antes de agir?
Como essa matéria tem sido capaz de ilustar a soberania de Deus quando utilizado o planejar, julgar e executar de forma adequada?

6. Individualidade - eu sou responsável diante de Deus por expressar Sua vontade de uma forma única. 
Quais aspectos desta matéria a tornam distinta e diferente de todas as outras matérias
Sobre quais áreas desta matéria eu assumirei responsabilidade individualmente?
Como podem meus dons e potenciais únicos serem liberados por meio do estudo desta matéria?
Qual o papel singular que esta matéria tem desempenhado na história?

7. Aliança Cristã  - eu me comprometo a unir-me a outros, sem violar minha consciência. 
Quais aspectos desta matéria estão em harmonia com outras matérias?
Como esta matéria irá me ajudar a aprender o em que me unir e quando me separar? 
Historicamente, como esta disciplina tem trazido maior poder e força por meio da sua unidade com outras áreas? 
Como esta disciplina pode ser usada para trazer unidade entre os povos?

Você pode trocar a palavra curso/ matéria para atividade. 😉

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