Caderno de Anotações - Commonplace Book
Vou inaugurar essa aba aqui neste blog sobre homeschooling, que se chamará Caderno de anotações, mas não é necessariamente um Bloco de Notas como conhecemos no Brasil. O conceito aqui é "sobre a Coleta de Ideias do livro de Sêneca. Apesar de já acompanhar um blog americano que leva o nome deste conceito chamado CommoPlace (Lugar Comum) não tinha a ideia de que este é também um tipo de registro, para além do diário ou bloco de notas como conhecemos.
Sabe quem tinha Cadernos de Anotações? Thomas Jefferson, John Milton, W. H. Auden, Alex Guinness, etc, muitos foram publicados.
No CirceInstitute o autor explica a referência e como deve ser feito um Caderno de anotações. Segue um trecho abaixo, mas deixarei o link para vcs lerem o artigo completo.
- Todo pensamento é pouco original. Você está sempre remontando pensamentos preexistentes. Nem se dê ao trabalho de tentar criar algo novo. Diga adeus à originalidade, à engenhosidade e à inovação.
- Portanto, para pensar, a ferramenta mental que você mais usará é a sua memória. Afinal, não é importante gerar pensamentos, mas sim lembrar daqueles que já foram ditos.
- Sua memória é como um cômodo. Você guarda coisas lá para recuperá-las depois. Mas isso só funciona se o cômodo estiver limpo e organizado. Se sua memória estiver desorganizada, como a Sala Precisa de Harry Potter , qual o sentido de memorizar? Você nunca mais conseguirá encontrar o que guardou lá.
- Sua memória é limitada. Mas você pode expandir sua capacidade criando uma espécie de memória "protética", uma espécie de "disco rígido externo".
- Um caderno é uma memória protética. É onde você guarda as coisas que precisa lembrar.
- Mas você precisa organizá-lo. Você faz isso "colocando" os pensamentos em certos "lugares". Esses são os loci (lugares, em latim).
- Os "loci" são títulos em seu caderno, lugares que você consulta com frequência para gerar ideias sobre aquele tópico. Coisas como "Morte", "O que significa ser humano?" ou "Homero falando sobre comida".
- Então, quando você estiver pronto para falar ou escrever sobre algo, você vai até esse locus communis. Você consulta o título.
- Embora tenhamos nos despedido delas anteriormente, a originalidade, a engenhosidade e a inovação retornaram. Ao escrever e falar, combinamos ideias preexistentes em algo novo, adaptando-as ao presente. "
Devemos seguir… os exemplos das abelhas, que voam e selecionam as flores adequadas para a produção de mel, e depois organizam e classificam em suas células tudo o que trouxeram… Nós também, digo eu, devemos imitar essas abelhas e peneirar tudo o que reunimos de uma leitura variada, pois essas coisas são melhor preservadas se mantidas separadas; então… devemos misturar esses vários sabores em um composto delicioso que, mesmo que revele suas origens, ainda seja claramente algo diferente de onde veio ( 1).Sêneca.
" Todos nós sabemos como uma ideia nos 'atinge', nos 'apodera', nos 'captura', nos 'impressiona' e, por fim, se for grande o suficiente, nos 'possui' ; em uma palavra, comporta-se como uma entidade." - Charlotte Mason




Nenhum comentário: