6º DIA - A BELEZA IMPORTA

Não me lembro muito bem de como eram minhas aulas artísticas na escola, mas com certeza nada me capacitou a reconhecer obras de um grande pintor ou músico. Não fui educada a apreciar obras artísticas, aliás nada em mim foi educado a contemplar nada de realmente belo. Nossa cultura moderna nos acostumou a gostar do feio, do efêmero, até mesmo do que é repulsivo. Lendo alguma coisa sobre o método clássico de homeschooling, entendi a importância a apreciação do belo, do eterno.

Por isso em nossas aulas de Artes quero educar os olhos e a alma da Carol com lindas e belas imagens! Quero ensiná-la a apreciar, gostar, reconhecer e desenvolver alguma aptdão para as artes.

Nesse bimestre estamos conhecendo Mary Cassat, uma pintora e gravurista americana.
Estou utilizando método de Charlotte Mason de Estudo da Imagem.
"Cada criança deve deixar a escola com pelo menos um par de centenas de imagens de grandes mestres pendurados permanentemente nos corredores de sua imaginação. . . De qualquer forma, ela deve se sair bem mobilada porque a imaginação tem uma propriedade de expansão mágica ... "- Charlotte Mason, Vol. 6, p. 43

"Seu senso de beleza e valorização está sendo formado por aquilo que está ao seu redor. Se eles (nossos filhos) estão cercados por falas rápidas, desenhos animados em movimento rápido, jovens anoréxicas, é o que eles vão se acostumar. Isso é o que vai cultivar os seus gostos, e logo é isso que eles vão preferir porque lhes é familiar."

Estudo da imagem nos dá uma ferramenta simples e poderosa para influenciar o senso de beleza de nossos filhos, para cultivar neles o gosto por aquilo que é bom. Charlotte Mason disse que um dos postos de trabalho dos pais é "o cultivo do poder de apreciar, para desfrutar, tudo o que é justo, verdadeiro e belo no pensamento e expressão." (Vol. 5, p. 212).

O método utilizado por Charlotte de apreciação da arte é bem básico.
1. Dê a sua criança uma cópia da obra de arte. Isso pode ser em um cartão, uma página de livro, uma imagem em um computador ou tablet, etc.
2. Deixe a criança estudar a obra de arte cuidadosamente. Diga para ela observar todos os detalhes e olhar até que ela consiga se lembrar cada detalhe.
3. Esconda ou desligue o dispositivo, até que a criança descreva a pintura com detalhes. Ela deve dizer-lhe tudo o que ela consegue se lembrar. Continue perguntando por mais detalhes.
4. Vire-o de volta para que vocês possam conferir os detalhes que ela mencionou!
5. Você também pode adicionar alguma outra discussão nesse estudo. Qual é a história? Quais são as emoções na arte? Você gosta da arte? Por quais motivos? Qual é a sua parte favorita?
6. Opcional: Algumas semanas, ao invés de dizer-lhe em voz alta detalhes da obra, peça para fazer um desenho da imagem ou escrever sobre ela.

No final de 6 semanas, você terá gasto um tempo valioso analisando e conhecendo a arte deste artista. Em apenas alguns minutos por semana, a criança irá se sentir conectada ao artista e será capaz de reconhecer seu trabalho. Você também vai gostar de ver como eles evoluem a cada semana, ficando melhor e melhor no exercício do olhar detalhado!

Nossa apreciação de hoje.


Mary Cassat, Young Mother Sewing, 1900

Amanhã continuaos afinando o coração e a alma com Chopin.
See you tomorrow! (amando aulas de inglês)

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.