BNCC e o meu Homeschool

☕ Todas as vezes que abordei este assunto no meu Instagram a polêmica foi grande! Muitas mães se sentiram aliviadas quando entenderam a diferença entre metodologia, abordagem, habilidades, filosofia educacional, etc. Entendo o alvoroço, existia dentro delas o entendimento de que estavam fazendo algo errado, quase um pecado contra o sagrado homeschooling por apenas abrirem um livro didático de escola. 
"O que o Instagram vai falar de mim se eu mostrar isso?" 
"Será que serei queimada na fogueira como herege da educação clássica?" 

Essa confusão é comum, alimentada por frases soltas e slogans do homeschooling que assombram muitas mentes. Minha intenção aqui é esclarecer e dissipar essas inseguranças.




Escopo e Sequência

Qual é o significado de escopo?
É um substantivo masculino, com origem na palavra grega skopos.
Escopo é a finalidade, o alvo, ou o intento que foi estabelecido como meta final. O escopo é o objetivo que se pretende atingir, é sinônimo de fim, propósito ou desígnio.
O que significa a palavra sequência?
Sequência é a ação de dar seguimento, de seguir, de continuar com algo que já foi iniciado previamente.
Dicionário Caldas Aulete

O quê aprender na etapa de educação que meu filho está e qual a sequência? 

Existem diversas formas de traçar esse caminho, e uma delas é a BNCC. Embora esteja alinhada a uma filosofia educacional progressista, com cautela, podemos extrair dela, em algumas disciplinas, a hierarquia dos conteúdos de cada área do conhecimento.

Reconheço que a BNCC possui um viés político alinhado a agendas progressistas que visam formar uma nova ordem social. Não estou negando ou negligenciando esse fato. Além disso, a Base estabelece habilidades comuns, focando na equidade, não necessariamente na excelência.

No entanto, em termos de escopo e sequência, a BNCC pode ser útil. Devido à sua má reputação, muitas famílias educadoras preferem manter distância, o que é compreensível.

Neste post, pretendo mostrar como a BNCC pode estar alinhada com a metodologia ou abordagem que você utiliza no homeschooling.


Para além da BNCC

Não é obrigatório seguir a lista de escopo e sequência da BNCC; você pode optar por utilizar o livro didático adquirido para seu filho. Mas, honestamente, você sabe quais habilidades e conceitos estão sendo trabalhados naquele ano? Consegue nomeá-los e explicar sua importância? E qual será a sequência? Talvez, essa sequência só seja revelada no livro do próximo ano. Chamo isso de "navegar sem bússola", uma navegação às cegas. Você pode até se aventurar assim, mas ter controle sobre o percurso é reconfortante.

Conhecer a hierarquia das matérias, entender onde começa, o que vem antes e depois, nos mantém no controle. Podemos adquirir uma gramática da Língua Portuguesa e, pelo sumário, vislumbrar a sequência. Uma pesquisa rápida na internet também pode nos orientar sobre a hierarquia das outras disciplinas.


Big Picture

Gosto da analogia do Big Picture, ou a tampa do quebra-cabeça. Quando temos a imagem da tampa, montar o quebra-cabeça se torna um desafio possível. Ter a visão do todo, o panorama geral, nos conduz a águas mais tranquilas.

A BNCC nos oferece uma visão geral da hierarquia das matérias associadas à idade da criança ou à etapa educacional em que ela se encontra. Ela revela uma certa flexibilidade:

"Também é preciso enfatizar que os critérios de organização das habilidades descritos na BNCC (com a explicitação dos objetos de conhecimento aos quais se relacionam e do agrupamento desses objetos em unidades temáticas) expressam um arranjo possível (dentre outros). Portanto, os agrupamentos propostos não devem ser tomados como modelo obrigatório para o desenho dos currículos. A forma de apresentação adotada na BNCC tem por objetivo assegurar a clareza, a precisão e a explicitação do que se espera que todos os alunos aprendam na Educação Básica, fornecendo orientações para a elaboração de currículos em todo o País, adequados aos diferentes contextos."

📖 Traduzindo para nossa realidade dentro do lar; a BNCC estabelece apenas padrões. Uma lista do que as crianças devem saber no final de cada série. Não é um esboço de como as crianças devem aprender ou como os professores devem ensinar cada conceito.

Mas é aí que entra a agitação. Os pais estão chateados com a forma como estão sendo apresentados estes padrões e como seus filhos estão sendo ensinados. Isto não é um problema com os próprios padrões, mas sim com a forma como os livros didáticos são escritos e a maneira como cada estado/cidade está escolhendo atendendo a esses padrões.


BNCC e Educação Clássica

Tópico - O COMPROMISSO COM A EDUCAÇÃO INTEGRAL a BNNC diz 

"No novo cenário mundial, reconhecer-se em seu contexto histórico e cultural, comunicar-se, ser criativo, analítico-crítico, participativo, aberto ao novo, colaborativo, resiliente, produtivo e responsável requer muito mais do que o acúmulo de informações. Requer o desenvolvimento de competências para aprender a aprender, saber lidar com a informação cada vez mais disponível, atuar com discernimento e responsabilidade nos contextos das culturas digitais, aplicar conhecimentos para resolver problemas, ter autonomia para tomar decisões, ser proativo para identificar os dados de uma situação e buscar soluções, conviver e aprender com as diferenças e as diversidades." 

As partes sublinhadas são as que convergem com a proposta da Educação Clássica, quem nunca leu sobre "aprender a aprender" quando falamos nesta metodologia?

Ao longo desta série abordarei outros aspectos convergentes entre BNCC, habilidades, abordagens, metodologias.


Elaborei um guia chamado Guia de Habilidades Acadêmicas (Escopo e Sequência), você encontra aqui na minha loja. Ele nada mais é do que as habilidades organizadas pela BNCC.

 

Deixo este desafio para você que educa seus filhos em casa especificamente nos anos iniciais (de 6 a 10 anos). Me diga qual habilidade da BNCC em Linguagem e Matemática você não esteja desenvolvendo com seus filhos?

Abraços, Magda Nascher

Um comentário:

Tecnologia do Blogger.