156º a 158º dia - Idade dos dez ao doze anos

Olá, tudo bem!

Essa semana incluí em nossas aulas leitura de poemas em voz alta, nós andamos lendo poesia quando estudamos esse gênero textual porém, agora quero tornar leitura de poesia parte de nossa rotina.
Como não tenho o livro físico de Olavo Bilac para Crianças, lemos a versão digital mesmo.
Você encontrará disponível neste link.


Conforme o livro Ten Things to Do - Ages Ten Through Twelve: Christian Homeschooling in a Classical Style by Harvey Bluedorn, Laurie Bluedorn, na idade de 11/12 anos a criança pratica  (ou continua praticando) a leitura em voz alta duas horas por dia; memorização e narração; interpretação oral.

Nossas leituras diárias não preenchem o tempo de duas horas exatamente, e também não são exclusivamente aplicadas aos clássicos e poemas. Então, decidi que ano que vem nos dedicaremos mais a esse tipo de exercício, por isso quero começar gradualmente essa prática.



Abaixo compartilho um pequeno esboço da dinâmica apresentada no livro Ten Things to Do - Ages Ten Through Twelve: Christian Homeschooling in a Classical Style by Harvey Bluedorn, Laurie Bluedorn.

Resumo das dez coisas para fazer: dos dez ao doze anos.


FamíliaEstudo da Bíblia em família, manhã e à noite; memorização.
Literatura e Leitura em Voz AltaContinue a ler em voz alta duas horas por dia; memorização e narração;  interpretação oral.
HistóriaCaderno de História ; delineando; mapas; cronograma; poderia começar a estudar cronologicamente; usar fontes primárias; biografias; concursos e projetos de história
ComposiçãoCopywork; ditado; cartas; revistas.
Ortografia e Gramática  Poderia usar um curso de gramática e ortografia preparado.
Latim e GregoComece gramática latina; continuar  sistema grego e / alfabeto hebraico; praticar a leitura grega.
Início da LógicaHabilidades de construção de pensamento: Livro 2 - dez anos de idade; Livro 3 Figural - idade onze; Livro 3 Verbal - doze anos de idade.
AritméticaPré-álgebra - doze anos de idade.
CiênciasInteresse dirigido; ler livros e assistir vídeos sobre ciência e criação; experiências e projetos simples; colecções; visitar feiras de ciência; fornecer ferramentas.
Arte e MúsicaFornecer materiais, espaço e tempo; poderia prosseguir aulas formais de música.


Abraços :D

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.