137º dia

Olá, tudo bem!

"Os estudantes, como disse Santo Agostinho, não devem ir às escolas para aprender o que os professores pensam. Em vez disso, eles devem ir, para juntamente com seus professores, ouvir a verdade das coisas."
(James V. Schall, What A Student Owes His Teacher)

Em Histórias Gregas hoje completamos 92 histórias curtas! Acompanhamos agora a vida e conquistas de Alexandre, tudo seguido de narração oral.

Alexander and Bucephalus.

Hoje aproveitei para praticar um exercício de construção de texto que programei a tempos atrás, porém havia deixado de lado. Preciso me dedicar mais para criar um programa com essa metodologia e incluí-la nas aulas. Abaixo segue uma pequeno esboço da metodologia que me refiro.


O que eu encontrei, quando estive pesquisando mais, é que o *progymnasmata, tem mais orientações do que a narração oral, informal. Por exemplo, o aluno irá escrever uma versão curta de uma fábula. Ele vai escrever uma versão longa, expandida de uma fábula. Ele vai escrevê-la a partir da perspectiva de uma pessoa na história . Ele irá alterá-la, tomando declarações indiretas { "O ogre disse-lhes para ir embora."} e escrevê-los como um monólogo. http://afterthoughtsblog.net/2012/04/bridge-called-progymnasmata.html

Essa ideia de que a escrita criativa deve ser uma extensão da narração não é o que você encontra na maioria dos currículos de escrita. O sentimento geral de nossa época é que a criatividade vem de dentro de nós mesmos, e por isso damos atribuições que refletem isso. Eu acredito que só Deus cria **ex nihilo. O resto de nós deve começar com matérias-primas, e alguns de nós precisamos de mais matérias-primas do que outros. As histórias que os nossos filhos tenham lido funcionará como suas matérias-primas. http://afterthoughtsblog.net/2013/02/applying-progymnasmata-to-ambleside.html


progymnasmata: 
http://classicalwriting.com/Progym.htm


* *Ex nihilo nihil fit é uma expressão latina que significa nada surge do nada. É uma expressão que indica um princípio metafísico segundo o qual o ser não pode começar a existir a partir do nada. A frase é atribuída ao filósofo grego Parménides.


abraços :D :D

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.