76º dia

Olá, tudo bem!

Hoje em nossa leitura sobre a Grécia Antiga chegamos na Batalha de Termópilas, estória retratada no filme 300; com algumas modificações pois na realidade os 300 espartanos tiveram a ajuda de mais  homens ao seu lado. Alguns recuaram durante a batalha ficando apenas os 300 mais 700 aliados.

Os Imortais seguindo Efialtes, facilmente derrotaram esses poucos homens, e passaram despercebidos por trás das tropas espartanas. Foi só quando ouviu o barulho de cavalos atrás e na montanha acima, que Leonidas descobriu que havia sido traído.

Apressadamente chamou seus aliados, e lhes deu permissão para fugirem, declarando, no entanto, que ele e seus companheiros nunca iriam deixar o seu posto, e que, mesmo que não pudessem vencer, estavam prontos para morrer.

Alguns dos aliados aproveitaram essa permissão para escapar, mas setecentos nobres téspios optaram por permanecer com os espartanos. Com a coragem e desespero, esses homens lutaram contra os persas pela frente e por trás deles, ofertando suas vidas como possível. Apesar das probabilidades contra eles, se recusaram a se render, e finalmente caíram, um após o outro, no local que tinham se comprometido guardar.

Seus corpos, que foram encontrados quase em uma pilha, -pois haviam desprezado voltar atrás, -foram honrosamente sepultados em um único monte, sobre o qual se levantou um monumento com esta inscrição modesta, -

“Estrangeiro, vá dizer aos Espartanos que aqui estamos enterrados, obedientes às suas ordens.”






Em artes estamos insistindo em fazer retratos, pois nosso artista - John Singleton Copley,  desse bimestre pintava muitos retratos e cenas de guerra.
Nossa apreciação de hoje, John Singleton Copley, Watson and the Shark, 1778

John Singleton Copley, Watson and the Shark, 1778


Abraços :D

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.