35º dia

Olá, tudo bem!

Hoje em dia, toda civilização vem a nós através dos livros, especialmente no nosso país. O grego desenvolveu a sua civilização falando e olhando e, em certa medida, os parisienses ainda o fazem. Mas nós, que vivemos afastados da história e dos monumentos, temos de ler ou cair na barbárie. William Dean Howells


O estresse em uma semana homeschool é uma coisa normal, como em organizar uma festa de aniversário ou uma longa lista de tarefas, como surpresas e situações de emergência, a verdade é que homeschooling nem sempre é fácil. Isso porque homeschooling é como qualquer outra coisa : é trabalho, e você tem que realmente fazê-lo.

Passei a última parte do verão fazendo um planejamento não muito amplo . Eu já aprendi este fato sobre mim: se eu não planejei alguma coisa, é altamente improvável que isso será feito. Eu não sou espontânea, eu não fico 'confortável' quando não estou com os pés firmes em um caminho traçado, na verdade paraliso ​​. Esta não é uma boa receita para a ação, nem eficácia.

Estou compartilhando isso porque existe um fator muito importante do lado de cá, de quem está responsável pela educação da criança. Existe o medo de não darmos conta do recado, ou sermos inadequados, inaptos para tal empreitada - todos os pais passam por isso, principalmente quando assumem totalmente a educação de seus filhos. 

Será que eu lembro do que aprendi? Serei capaz de responder todas as questões? Bem, provavelmente é resposta é negativa para as duas perguntas. Ninguém vai dar conta do recado totalmente. Isso não é motivo para desistir, ou protelar a educação domiciliar. Mas o fator que me referi no parágrafo acima é o fator: competência. Cabe ao pai-mãe se auto-educar, buscar a educação que não teve, correr atrás do prejuízo mesmo. Outro fator importante; conheça a sí mesmo, quais suas dificuldades e como você pode dar seu melhor na educação do seu filho? 


Uma leitura que tem me guido nesse caminho é;  Como educar sua mente - um guia para ler e entender os grandes autores - Susan Wise Bauer. 

...qualquer homem ou mulher, alfabetizado pode confiar na autoeducação para educar a si mesmo e preencher sua mente. Tudo o que você precisa é de uma prateleira cheia de livros, um ou dois amigos capazes de discutir a sua leitura com você e preencher algumas 'lacunas no tempo, que já não podem ser preenchidas de outro jeito'.  Thomas Jefferson

Ainda,

A autoeducação começa onde a educação escolar termina. Eliza W.R. Farrar

Dê-se conta de sua própria ignorância. Imprima à sua mente uma consciência profunda e sofrida dos níveis inferiores e imperfeitos de seu conhecimento presente... uma mente bem treinada é resultados da dedicação e não de um gêncio inato. Não importa quão ignorante e quão "modesta" uma mente possa ser, o "pensamento estudioso... o exercício de sua própria razão e julgamento sobre tudo o que você lê... proporciona um bom senso... e uma melhoria real do seu entendimento.  Isaac Watts

Desafio você a se empenhar intelectualmente pelo futuro de seu filho (a)!:)
Abraços.



Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.