33º dia
Aqui estamos, nosso 33 º dia de educação domiciliar! Me parece muitas vezes que já se passaram 6 meses de tão intenso que é aprender/ensinar em casa. Hoje o dia está muito agradável, clima ameno, e sol na medida certa.
Existem dias (como o de hoje) que estudar na primeira hora da tarde não é a coisa mais adequada do mundo, meus olhos estão fechando e eu, ocasionalmente, fico olhando para o chão perdida, embriagada de sono.
Até mais :)
Existem dias (como o de hoje) que estudar na primeira hora da tarde não é a coisa mais adequada do mundo, meus olhos estão fechando e eu, ocasionalmente, fico olhando para o chão perdida, embriagada de sono.
Em História começamos nossos estudos sobre a Mesopotâmia, usamos o didático, vídeos do youtube e um mapinha impresso, porque mapa nunca é demais!
![]() |
Portão de Ishtar (entrada Norte da Babilonia), atualmente no Museu de Pergamon, Berlim, Alemanha. |
Em Português aquela lista de classificação de Pronomes - Pessoal, Possessivo, Demonstrativo, de Tratamento, Indefinido, Interrogativo e Relativo- foi o que estudamos hoje. Pretendo ir relembrando o uso desses pronomes durante todo o ano, com um exercício que também apliquei para a classe de palavras. Toda sexta- feira lemos uma fábula, depois tem narração e moral da fábula (quero tudo explicadinho!). Em seguida, ditado com palavras da fábula e em uma tabela peço para ela encontrar na fábula as palavras de acordo com a morfologia. Ex. encontre no texto um substantivo, um artigo, um pronome, um adjetivo, etc. Deixamos registrado tudo em uma tabela para não repetirmos muito as palavras. Farei um sistema de tabela igual, porém com os Pronomes, toda sexta ao lermos nossa fábula terá que registrar além da classe de palavras também os pronomes.
Matemática, o máximo divisor comum (M.D.C) está por fritar cabeça de alguém, não pela dificuldade, mas pela quantidade de exercícios. Posso deixar uns para amanhã de manhã?
Em nossa leitura bíblica estamos na história de Samuel o profeta separado para Deus desde a infância. Cresceu em meio ao santo (templo) e o profano (filhos do sacerdote). Serviu a Deus até o fim.
Fonte:http://www.webartigos.com/artigos/o-profeta-samuel-vida-e-obra/22303/Nota Homilética Shedd:Nasceu em 1103 a. C, quando Eli tinha em torno de 58 anos. Entre 4 a 6 anos de idade foi levado ao templo por seus pais para ser consagrado ao serviço sacerdotal. Em 2.8 tem em torno de 7 a 9 anos; em 3.1 , segundo Flavio Josefo, tem 12 anos. Aos 21 anos já é reconhecido em todo Israel com profeta de Deus (3.20). Exerce o co-juizado com Eli por 10 anos, até a morte do sacerdote em 1063 a.C. por 20 anos é a única autoridade em Israel, sendo, sacerdote, juiz e profeta. Em 1046 com 57 anos de idade, tentou constituir seus filhos como juizes, mas foi frustrado devido ao mau testemunho dos mesmos (8.1). Ungiu Saul com 30 anos de idade (1044 a. C): Endossou o mesmo para ser rei sobre todo Israel em 1043 a.C, quando Saul estava com 31 anos. Samuel exerce o poder ao lado de Saul por 18 anos. Em 1025 a.C, Saul é rejeitado e em 1023 a.C, Davi com aproximadamente 16 a 18 anos é ungido rei de Israel. Samuel morreu aos 89 anos de idade (1014+). Samuel criou duas instituições a Monarquia e a Escola de Profetas.
Até mais :)
Nenhum comentário: