3º dia - Livros Didáticos x Livros Vivos

Olá, tudo bem!
Quero começar este post agradecendo pelo feedback que recebemos, sábado e domingo ao compartilhar em meu perfil do facebook este blog. Muitas pessoas nos encorajando, e tbm compartilhando até mesmo por email suas aventuras pelo homeschooling. Esse é o propóstio deste blog, compartilhar, aprender, trocar experiências. Muito obrigada!

Nosso 3º dia, tivemos atividades nos livros didáticos e isto é um tanto "chato" para Caroline, que se interessa por aulas mais dinâmicas, digamos assim. Fazer aulas envolventes tem sido meu maior desafio. Em meus sonhos mais lindos encontro livros com "histórias vivas" como diria Charlotte Mason, e minha filha aprende os conteúdos da forma mais proveitosa possível com narrativas e personagens de prender a atenção mais que gôndola de chocolate em supermercado!


Hoje nossas aulas estavam tão chatas que resolvemos dividí-las em dois períodos. Durante a pausa me lembrei de uma personagem criada por mim que a Carol ama; a Aninha. Há alguns anos atrás no período da história noturna antes do soninho, minha filha pediu um história diferente que não fosse "de livro". Eu inventei então esse personagem e durante muitas noites Aninha viveu algumas aventuras conosco. Tive esse insight e ressuscitei Aninha; peguei o conteúdo de Geografia que iríamos estudar e inseri no mundo dela! Carol respondeu as 3 questões do livro didático com maior facilidade, porque Aninha que contou essa história!

Ao final, quando fui ao banheiro molhar nosso apagador ela digitou no rodapé da página:



Na verdade não quero dar aulas, quero apontar o caminho para que ela aprenda a aprender sozinha!
Não quero passar conteúdo, para ela fazer exercícios; quero instigá-la, desafiá-la a buscar, investigar e solucionar seus porquês. Isso soa meio unschooling, mas não tenho paixão por esse método. Pretendo sempre apontar um caminho, dirigir; mas tendo a liberdade como fundamento sob nossos pés.

Por que não faço isso? Porque não sei como fazer! :(
Me prendo aos livros didáticos que me passam uma certa estabilidade e sussurram em meu ouvido que tudo vai dar certo!
Fazer a ponte: conteúdo a ser estudado + encontrar o "livro-vivo" correspondente; sempre me é mais difícil do que parece.

"O mundo irá dizer-lhe que, se você optar por um caminho diferente, seus filhos vão sofrer por isso. Estou aqui para sussurrar a verdade - o caminho pode ser estreito, mas leva a vida."  Cassandra

Obrigada por ler até aqui!

Go ahead ;)

Um comentário:

  1. Estou aqui torcendo por vcs.. E amiga que orgulho eu sinto pelo caminho que escolheste pra ti.. Bjoos te gosto desde quando botei olhos em vc Magui ♥

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.